quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Cultura

Imprensa completa dois séculos de história


Os 200 anos da imprensa no Brasil não passaram sem homenagens no Estado do Espírito Santo. A Vale promoveu uma exposição – aberta ao público – entre os dias 18 de Outubro e 2 de Novembro, no Shopping Praia da Costa, em Vila Velha. O tema da mostra foi: “200 anos da Imprensa no Brasil – A História da Imprensa no Espírito Santo”.

A exposição conta em detalhes o processo evolutivo pelo qual passou a imprensa no Espírito Santo, desde que aqui se instaurou, através da circulação do primeiro jornal do Estado, o Estafeta, em 1841. As primeiras reportagens, a cobertura dos acontecimentos mais importantes da política capixaba e imagens marcantes da história do Espírito Santo, como mostra a exposição, foram acompanhadas de perto pela imprensa do Estado.

A imprensa conquistou seu espaço e sua importância na vida dos brasileiros. Desde o período monárquico no país, em que o impresso já existia, passando pelos períodos de importantes mudanças; como durante a troca de regime – antes Monarquia, depois República. Sobreviveu ao período da ditadura no Brasil, entre 1964 e 1984, onde houve censura e repressão à mídia. Os anos 80, em que a imprensa evoluiu significativamente em tecnologias, contribuíram com a convergência de mídias.

Djan Braguínia
Renan Tomasi

Nenhum comentário: